Sozinho com os lobos

A barraca foi decorada com muitas inscrições sobre o quão bem é ventilada. Infelizmente, antes da primeira viagem, não prestamos atenção a eles.

Honestamente, eu não gosto de caminhar. Não consigo dormir de botas de borracha. Não suporto mosquitos, que podem ser salvos apenas na fumaça do fogo. Sentado em um tronco sob um vento frio, engasgando com batatas fritas e vodca falsa do pescoço ... Não, isso não é para mim. No entanto, minha esposa, tendo chegado a Dubai, me convenceu a comprar uma barraca.

"Será uma campanha muito pequena", disse Sofia Ivanovna, "somente você e eu, e mais ninguém." Nós mesmos determinaremos o programa. Entediado, e imediatamente voltar para casa. Não há mosquitos aqui. E o vento não está frio. E comida pode ser comprada a cada passo ...
"Então você não precisa de uma fogueira?" Eu me alegrei.
"Não", a esposa concordou. - Afinal, eu já sei que você sabe fazer tudo, até churrasco para fazer. Botas de borracha não são necessárias aqui. E ninguém vai forçar você a beber vodka.

No final, eu sucumbi. Talvez ele apenas sonhasse em lavar as sandálias no Oceano Índico no fundo. Além disso, é apenas duas horas de carro de Dubai para ele.

Tentativa número 1. Na estrada

Nossa primeira viagem à Cisjordânia (ou melhor, à cidade de Khorfakkan) começou no dia 2 de janeiro. O ônibus, onde chegamos à Ittihad Square em Dubai, deveria nos levar a Fujairah, capital do emirado de mesmo nome, por 20 dirhams. O motorista parecia estar fazendo o vôo pela primeira vez em sua vida - a julgar pela consideração em que estava imerso em todos os garfos e sinais de trânsito. Apenas postos de gasolina e lojas de beira de estrada o distraíam de pensamentos, em cada um dos quais ele considerava necessário comprar alguma coisa.

Como resultado, entramos em Fujairah apenas às seis da noite. Na praça perto do Plaza Cinema, o ônibus deixou todos os passageiros, fez um círculo e voltou completamente vazio. Não demos importância a esse fato: fomos distraídos por uma lanchonete onde eram vendidos "brancos" com recheio de banana.

À esquerda do cinema havia um ponto de táxi. Nós nos encontramos em 30 dirhams, entramos em um carro que tinha sido visto e, depois de quinze minutos, estávamos no aterro de Horfakkan. Por vários minutos, ficamos de frente para o mar, imaginando para onde ir. Rua principal e aterro formaram a letra "T". À direita, a costa descansava contra alguns guindastes desinteressantes. Um prédio branco estava empilhado na extremidade esquerda, semelhante a uma sala de controle do centro espacial. Atrás dele havia uma montanha; uma baía misteriosa os compartilhava, onde, como eu decidi, tivemos que montar uma barraca.

Ponto de apoio

Primeiro, caminhamos pela calçada, separados do mar por um amplo gramado com banheiros, palmeiras, urnas, churrasqueiras, maços de mato, balanços e bancos. Tudo isso, assim como uma faixa de pequenas lojas do lado oposto da rua, parecia que todos os habitantes da cidade haviam desaparecido repentinamente. Alguma vida brilhava apenas no mercado de tapetes e panelas.

Quando chegamos ao prédio branco, já estava começando a escurecer. A “enseada” acabou sendo um canal quase seco com margens de concreto. Seu canal foi bloqueado do mar por uma represa baixa feita de pedras. Atravessando-os para o outro lado, fiquei aliviada ao tirar meus pertences e minha barraca em um pequeno trecho entre o mar e a encosta de pedra. Não sucumbindo às súplicas de Sophia Ivanovna, que a instou a dar a volta, dando a volta na montanha: ali, ela afirmou, um banco de areia estava escondido.

Abrimos uma sacola com uma barraca. Percebi como era imprudente levá-lo comigo, sem tentar montá-lo pelo menos uma vez em casa. A idéia de transformar um conjunto de Bolonha e pauzinhos em casas parecia loucura completa. Especialmente no escuro. Em pedras molhadas. Sob as rajadas de vento. Uma enorme instrução em inglês apenas exacerbou meu desespero, e decidi não investigar.

Ouvindo minha voz interior, eu não sabia como descobrir muitos bolsos, ganchos, ilhós e "orelhas". Após meia hora, o "esqueleto" da barraca foi conectado à "pele". Resta anexar a cúpula resultante ao chão e puxar um toldo de cima.

Noite horrível

Os tapetes de palha e as colchas finas que rolamos primeiro pelo chão. Infelizmente, ele permaneceu frio e todos os trapos tiveram que ser reunidos, deitados um em cima do outro. Então nos enrolamos como múmias em cobertores deitados em cima. Vestimos várias calças e blusas - o clima nativo de São Petersburgo nos ensina há muito tempo a carregar roupas quentes.

Todas as medidas tomadas não ajudaram. A barraca foi distinguida pela excelente ventilação, que era um orgulho especial de seus arquitetos. Graças a este sistema de ventilação, custa seis vezes mais do que sem ele. Os designers providenciaram aqui um teto completamente soprado, protegido de moscas e chuva, uma janela separada para cada hóspede e também um influxo de ar fresco para o cão. Em uma palavra, a barraca estava mais fria em lugar nenhum ...

O frio pareceu chegar aos ossos. A cada minuto, eu me imaginava ficando doente de otite média, meningite, pneumonia, reumatismo e enurese, me despedindo mentalmente dos pulmões, rins e outros órgãos vitais.

A alta tragédia da minha morte foi arruinada por vozes rudes. Ao redor da tenda havia degraus; todo o seu interior perfurou o feixe de raios-x. Decidi que este era o começo de uma nova aventura: aparentemente, os guardas do "espaçoporto" decidiram nos prender por invadir uma instalação secreta. Então, eles jogam eu e minha esposa em uma masmorra, onde são submetidos a torturas monstruosas. Mas, infelizmente, tudo se tornou muito mais prosaico: turistas russos passaram, ainda não preocupados com o Ano Novo.

Que horas são? Eu perguntei a minha esposa, esperando um amanhecer rápido.
"Quatro horas", ela resmungou, sem acordar.
"Vamos a algum lugar", sugeri, "vamos tomar um chá quente". Ou compre um cobertor quente. Tudo é melhor do que ficar deitado aqui e congelando.

Olhando para o mundo a partir da tenda, vi que o mar se aproximava muito: ondas lambiam pedras a poucos metros. Saímos, lembrando os franceses com o nosso equipamento, que uma vez cercara Moscou. A água no canal rugiu ameaçadoramente, lembrando a falta de confiabilidade dos elementos e do mundo como um todo. Em sua costa de concreto, seguimos pela estrada Khorfakkan-Dibba e seguimos para o posto de gasolina mais próximo. Havia apenas um caixa eletrônico. Caminhamos mais tempo ao longo da praia, esperando encontrar algo quente e 24 horas por dia. Mas tudo, infelizmente, estava trancado à noite - e pequenas lojas e o restaurante Golden Fork. Depois de pegar um grande pedaço de polietileno no mercado, voltamos, decidindo fechar toda a ventilação proprietária com essa descoberta.

Manhã sombria

O polietileno atendeu às nossas expectativas. Em uma manhã nublada em 3 de janeiro, a barraca estava um pouco mais quente do que lá fora. O mar se afastou e o canal rolou suas águas rasas preguiçosamente e mundano. Depois de uma noite em pedras afiadas, minhas costas piou e doíam. Até os ossos e os traços roídos das patas de alguém - lupinos ou semelhantes a cães - na margem do canal por onde passávamos a noite não aumentavam o meu humor. Depois de meia hora na areia, estávamos no Garfo de Ouro. Embora o restaurante estivesse localizado no centro do aterro, a área ao redor parecia até deserta durante o dia. A esposa bravamente subiu nas ondas cinzentas de chumbo. Olhei para ela da janela do restaurante, esperei o jantar e sonhei em me encontrar na poltrona macia do ônibus, onde poderia me recuperar de uma noite louca.

No entanto, estava lá. Em Fujairah, percorremos o cinema e toda a área, mas não encontramos nenhum sinal do transporte que o virou ontem e voltou para Dubai. Todos os moradores locais, incluindo o vendedor de bananas fritas, garantiram-nos que o ônibus vai apenas "aqui", mas não "de volta". Não acreditamos neles e, durante muito tempo, tentamos encontrar uma parada, mancando com uma pilha de coisas nas calçadas, desfiguradas por reparos. Não encontrando nada, descobrimos que um táxi custa o mesmo que um ônibus - 25 drx por pessoa. Se houver quatro passageiros nele.

"Eu entendo", disse minha esposa, sentada lá dentro, "quando o ônibus de Dubai vai para Fujairah, o emirado de Dubai recebe o dinheiro". E se ele voltasse com as pessoas, o dinheiro da viagem de Fujairah também iria para Dubai ...

Refletindo sobre isso, adormeci gradualmente. O táxi nos deixou meia hora da casa. Exaustos e sujos, entramos no apartamento esmagados por um gato. Tivemos uma limpeza noturna e um duro despertar para o trabalho.

Entre viagens

Logo após esses eventos, a celebração do Kurban Bayram começou nos Emirados. Felizmente, em duas semanas úteis, descansei bem e acumulei forças para mergulhar de cabeça novamente no fim de semana. E minha esposa e eu decidimos ir aos mesmos lugares novamente, como se tivesse reescrito a campanha de Ano Novo, recebi um rascunho.

Além disso, Khorfakkan merecia isso. Especialmente suas ruas tranquilas, paralelas à principal - a barra vertical da letra "T". A vida deles parecia ter parado na marca de 40 anos atrás. Tudo aqui lembrava os anos anteriores ao petróleo: casas esfarrapadas, carros antiquados e mulheres de manto preto, carregando sacolas de compras do mercado. As crianças brincavam desinteressadamente no pó ao lado de galinhas, cabras e cordeiros espalhados por ali. As encruzilhadas das ruas eram ocupadas por enormes poças, em cuja superfície inabalável se refletiam os picos das montanhas.

"Não havia nada, não haverá nada", sussurrou a tranquila paisagem patriarcal. "Viva aqui e agora. Só assim você encontrará a verdadeira paz." Sim, talvez, pelo bem desse sentimento, valia a pena uma viagem a uma cidade tranquila novamente. É claro que desta vez tivemos alguns preparativos sérios. Depois de examinar o guia, descobrimos que o edifício branco no Cosmodrome era o Oceanic Hotel, famoso por seu centro de mergulho.

Khorfakkan, segundo o livro, era considerado um resort popular, e o centro de sua vida noturna era o passeio familiar. Além disso, esse lado, onde vimos os guindastes, também mereceu atenção. "Aqui você pode ver", relatou o livro, "amostras interessantes de conchas do fundo do mar. Os pescadores simplesmente as jogam fora quando limpam suas redes de peixes".

Tentativa número 2. Tratamento de erros

Dessa vez, levamos não apenas frutas, sanduíches, blusas, meias de lã, água potável e um mapa, mas também um colchão de ar e o cobertor mais quente. Eliminamos o sistema de ventilação patenteado antecipadamente, cobrindo a barraca acima e abaixo com lenços, lenços, lenços, fronhas e uma colcha para cadeiras. Talvez agora tenha se tornado ainda mais caro - porque nosso know-how único não deixou escapar um único sopro de ar quente.

Na Praça Ittihad, em Deira, a mesma onde nossa primeira viagem começou, fiz um acordo com um motorista de táxi barbudo idoso. Ele dirigiu o carro, uma vez e meia excedendo todos os números nos sinais de limite de velocidade. Os nomes das aldeias e cidades - Al-Da'id, Masafi, Datta e Bitna - substituíram-se, como árvores do lado de fora da janela de um trem de correios. O homem barbudo nos levou até Horfakkan, nos deixou em um posto de gasolina perto do Oceanic Hotel e deu o número de telefone dele.

Acampamos na margem do canal, no local onde da última vez encontramos vestígios de patas e ossos. Pareceu-me o mais seguro - e mais importante ainda, sem uma única pedra. Deixando as coisas sob a proteção dos lobos, fomos ao supermercado, onde passamos três horas experimentando e comprando um maiô novo para minha esposa. Depois jantaram com pizza de nozes exótica e chocolate quente no café futurista Vergnano 1882, que poderia ter se tornado a decoração para as filmagens de The Fifth Element. Depois de enfiar o colchão na tenda, nós o inflamos e, depois de nos cobrirmos com uma montanha de cobertores, fomos dormir.

Desta vez, o sol aparentemente decidiu pagar as dívidas para o dia 3 de janeiro e, ao meio-dia, nossa casa lilás se transformou em uma verdadeira estufa. Arrancando suéteres suados, corremos para a barragem que ligava a montanha à praia e depois vimos que as mulheres locais se banhavam apenas em roupas. A cidade de Khorfakkan, como você sabe, está incluída no emirado de Sharjah, conhecida pelo rigor das leis islâmicas. Isso até se aplicava aos cantos remotos do aterro. Sem mencionar suas partes centrais, como a vizinhança do Garfo de Ouro, onde Sofia Ivanovna mergulhou da última vez.

- Significa - o cônjuge ficou chateado - em vão por três horas escolhemos um maiô?
"Nada", eu a consolava, "talvez um dia iremos para a Crimeia." Ou para Karelia. Ou para Peter ...

Com essas palavras, tive que escalar minha esposa até o topo da montanha; daí ficou visível aquele mesmo banco de areia onde não ousei ir da última vez. Descemos para a praia, vendo um acampamento de uma dúzia de tendas. Afastando-nos dele por um bom meio quilômetro, finalmente usamos um maiô para a finalidade pretendida.

Voltando à cidade, tomamos café da manhã no Restaurante Green Beach com magnífico shish tavuk e delicioso café turco. Então eles montaram em um camelo. Seu motorista dirigiu mais de 100 dirhams, mas então, vendo a expressão de nossos rostos, ele reduziu o preço em dez vezes.

Do alto das colinas, vi como o aterro mudou irreconhecivelmente em comparação com a nossa última visita. Parece que o guia não mentiu. À noite, notamos que o mercado de tapetes e panelas se transformou em uma feira inteira à noite com escorregadores infláveis ​​e restaurantes. E embora agora o bazar não estivesse funcionando, ainda havia incrivelmente muitas pessoas na praia.

Numerosas famílias árabes se reuniram aqui para celebrar o Eid al-Adha. A princípio, uma esteira de vime de pelo menos três por três metros foi descarregada do carro. Nessa roupa de cama, entre os travesseiros, estava sentado o chefe da família, assumindo o honorável dever de fumar um cachimbo de água. Enquanto isso, as mulheres descarregavam tendas, separadas para cada criança, mesas e cadeiras dobráveis, além de um suprimento semanal de comida do carro. Incluía espetadas, que imediatamente começaram a assobiar na grelha.

Os turistas de Mats quase cobriam o gramado. As famílias mais alegres e desordenadas eram indianas. Estupidamente correndo para frente e para trás e esbarrando um no outro, homens e mulheres em roupas coloridas arrastavam travesseiros, comida e pratos de um lugar para outro. Sob seus pés, crianças morenas giravam com balões e doces.

Saindo do "navio do deserto", partimos em busca de paz e sossego. Eles sobreviveram apenas no final do aterro, onde os guindastes apareciam convidativamente, e ao lado deles havia um mercado de peixe e vegetais. Redes próximas abandonadas por alguém e vários barcos semi-afundados. Muitas conchas pequenas trituravam aqui. No caminho de volta, fomos ao Golden Fork para uma refeição com sopa de caranguejo e frango teppanyaki. De lá, chamamos o motorista barbudo; logo ele estava nos esperando no posto de gasolina. Depois de uma hora e meia de carro em velocidade insana, já estávamos em Dubai, e o dzhigit freou bem perto da nossa porta da frente.

A segunda tentativa de visitar Horfakkan foi claramente um sucesso. Talvez a única coisa que não tivemos tempo de fazer foi passear pelas ruas tranquilas onde cabras dormem e galinhas cavam no pó ... Mas essas insignificâncias na campanha são importantes? Eu acho que não. De fato, um turista de verdade precisa apenas de uma coisa: faça uma rota para chegar perto do chuveiro, praia, restaurante, caixa eletrônico, supermercado, lanchonete, churrasqueira com mesa e um conjunto de matagal, além de banheiros civilizados. E o mais longe possível das montanhas pedregosas e do mar frio e úmido.

Ivan Sheiko-Little

Assista ao vídeo: Los Lobos - Donna (Pode 2024).